quarta-feira, 28 de abril de 2010

Era Uma Vez




Para melhor apresentar este texto tenho que regredir um pouco no tempo.
Na adolecência, eu lia  e colecionava revistas da Marvel  e DC.
Era Aficcionado por alguns personagens como Lanterna Verde, Ciclope, Colossos, Fénix, Homem Aranha, Visão, Demolidor  entre outros. Detestava Super Homem, Batman e Capitão América, eles eram muito certinhos e perfeitos . Apesar de possuírem poucos poderes quase sempre salvavam o universo. Excluo lógico o Homem de aço no quesito sem poderes, mas achava ele o chato.
O cara que me iniciou na leitura desse tipo de revista foi meu pai o velho Dylson que hoje não esta mais com a gente. Ele comprou a revista no Campo Grande, uma revista do Capitão América de título "Buck não morreu". isso eu acho tinha uns 10 anos.

Bom mas não é sobre isso que escrevo agora.

Lembro que em alguns episódios, edições dessas revistas maravilhosas sempre mostravam que no mesmo tempo e espaço havia o mundo paralelo, isto é uma alternativa para o mundo real.

Quero que reflitam sobre isso. Acho que as pessoas de bom senso gostariam que houvesse um mundo paralelo.

A ideia aqui não é ficar no conto de fadas, mas buscar uma reflexão de coisas que são utópicas ou em alguns casos há possibilidade de acontecer.

Eu particularmente aproveito esta pastagem para sonhar, flutuar.

Imaginem uma sociedade onde, você ao invés de procurar emprego, pudesse buscar tarefas que fosse prazeirosa, que o estado e a sociedade bancassem a sua opção e o tempo para isso, não houvesse pressão social, de novo, o estado comparecesse.
Ai você poderia batalhar para ser botânico, pedreira, bailarino, balconista, caseiro, advogada, administrador, diplomata, executivo, arquitecto, artesão, biólogo, médico, surfista,comerciario, bombeira, pastor, cantor, farmaceutica, radialista, poeta, tenor. blogueiro (rsrsr), entre outros.

A sua preocupação seria fazer o melhor.

Que as pessoas não precisassem ser politicamente corretas.

Se não aceita uma coisa, pessoa ou modo de vida, então não aceita, o importante é respeitar. Pior é não aceitar e hipocritamente mentir e dizer que aceita por medo de punições

Imaginem que todo e qualquer tipo de opção fosse respeitada.

Que as alternativas na escola fossem variadas. a preocupação nas escolas fossem o saber pleno. Ênfase nas disciplinas ligadas a Ciência, cultura, religiões, (não uma religião ),  história., trânsito, convivência com velhos, pobres e ricos, essas últimas, seriam novas disciplinas.

Que o direito do outro fosse respeitado mesmo que a força policial tornasse necessária, mas que ela agisse independente de onde.

Que o nascimento do filho de Giselem Bitiem (acho que é assim que se escreve), fosse anunciado junto com o nascimento de Maicon wilison filho de seu Agenor. ou então nenhum dos dois fossem falados, já que todo dia chega ao mundo milhões de príncipes ou princesas

Representantes da super estrutura (politica, religião, justiça, cultura,) se reunissem em conjunto verdadeiramente para discutir a violência. Não de forma isolada. Exemplo, a culpa é da falta de policia, a  culpa é da falta de educação, a culpa é da ausência do estado, da família, da fome, do desemprego.

Não! Todos os setores responsáveis se reunissem em conjunto para atuarem com ações mútuas quando acontecessem assassinatos, sequestros, doenças, rebeliões.

Imaginem se a busca dos cidadãos fossem por maior natureza, praia, amigos, amores, Deus (seja qual o seu Deus),
Imaginem que houvessem emissoras de rádio plurais, não apenas Axé, pseudos "sertanejas, pagode",, mas todos os ritmos, todas as musicas.

Imaginem todos se preocupando com o outro, em olhar nos olhos e desejar bom dia. em olhar nos olhos e dizer deixe que eu te ajudo, e olhar nos olhos e dizer eu errei, olhar nos olhos e dizer quero aprender, dizer pode contar comigo, ou não dizer olhar e ouvir.

Pois é, sou fã do mundo paralelo da revistinha, no entanto nessas revistinhas aprendi a sonhar, e acreditar que sempre seremos capazes de contaminar o outro com um mundo paralelo.

Abraços

2 comentários:

  1. adoreeei o texto! concoordo plenamente, um beijo tio natal.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso texto, concordo plenamente com vc, se procurássemos viver assim, com certeza teríamos um mundo muito, muito melhor...

    ResponderExcluir