A rede Globo em mais uma das reportagens da copa na África do Sul, nos apresentou através do Repórter Renato Ribeiro e equipe, o modo de vida e a tribo Xhosa. Esse povo vive de uma forma primitiva, sem saneamento básico, energia elétrica. O que constitui essa sociedade são moradias simples, seus costumes e uma alimentação a base de caça, pecuária, pesca e agricultura de subsistência. Ora, de repente algo implícito me chamou atenção. O índice de desemprego lá é 0, isto porque lá não há empresas, oferta de empregos, então a procura por emprego também é 0, desemprego zero. Então o sujeito não se preocupa em arrumar emprego, com nível de renda, em ganhar mais para pagar contas de água, luz, escola, plano de saúde, Inss, roupas, cremes, salão de beleza da mulher, plano de saúde e por aí vai. Não há porque se preocupar com o futuro. O futuro já está lá, ou seja o futuro e o presente se confundem.
Melhor o cidadão da tribo Xhosa não se preocupa com filhos no msn, ninguém grava nada e posta nos YouTube. Existe harmonia nesta comunidade, pois não existem greves, buzinas de carros, penitenciarias, tráfico de drogas, por falar nisso não há nada sintético então crack, não existe.
Não existe depressão por falta de dinheiro, na verdade não há dinheiro, logo também não tem corrupção, partidos políticos (viva), .
As pessoas "subdesenvolvidas" desta tribo tem tempo para um monte de coisas, pois o celular não toca, tem como aproveitar o pôr do Sol, o cair da noite, sentir as mudanças das estações.
Os costumes que aqui chamamos de "tendências da moda", lá também existem como imposição ao indivíduo, mas ninguém precisa ter condições financeiras ou poder social para estar na tendência ou melhor no costume.
Acredito em parte quando dizem que o inferno é aqui, mas também creio que aqui também existe o paraíso.
A grande vantagem desta tribo em relação as tribos primitivas, é que a Xhosa tem acesso à uma certa tecnologia que a cerca, logo ninguém lá é obrigado a parar no tempo.
Enfim, não creio e não acho que este texto mova ou deva mover alguém na direção desta cultura, apenas espero que seja esta postagem objeto de reflexão dos ganhos e perdas que temos ao participar de uma sociedade "desenvolvida".
Bem acho que nossa sociedade "evoluida" ou melhor subdesenvolvida sofre com suas mazelas que não somente estão presentes no desenvolvimento, a vantagem é ter acesso mesmo que precário a assistencia médica mais capacitada acredito que essa tribo também tenha suas dificuldades seu sofrimento afinal nada é perfeito mas só a sorte de não ter que abrir a porta de manhã e ver um corpo no chão coberto com um lençol já é valido.
ResponderExcluir